Sistema de Qualidade
Sistema de Qualidade
O Departamento de Gestão da Qualidade, constituído por 3 elementos, assegura o cumprimento e a concretização de todos os pressupostos, com vista à melhoria contínua dos procedimentos e à consolidação da política da qualidade da AFUA: obter a satisfação das partes interessadas relevantes, atendendo às suas necessidades e expectativas, bem como ao bom desempenho da organização, havendo um compromisso com os valores do Rigor, da Confiança, da Solidariedade e da Sustentabilidade.
A política da qualidade da AFUA é coerente com a sua Missão, Visão, Valores e Âmbito de atuação e deve ser entendida como o conjunto de linhas orientadoras estabelecidas pela Direção para todos os processos relevantes para a qualidade, manifestando nela o seu compromisso de cumprir com todos os requisitos legais e regulamentares aplicáveis e na procura de uma melhoria contínua da eficácia do sistema de gestão.
O âmbito do sistema de gestão da qualidade da AFUA assenta na prestação de serviços de apoio social e cuidados de saúde não hospitalares a pessoas com doença mental, incluindo suporte no processo de reabilitação psicossocial, integração social e apoio e capacitação dos/as cuidadores/as, bem como na prestação de serviços de limpeza no Hospital Magalhães Lemos.
Este sistema representa uma mais valia para o desempenho da associação, quer ao nível da organização dos procedimentos internos, quer ao nível da comunicação com o exterior e representa a base sobre a qual se estabelecem e reveem os objetivos, metas e programas, bem como os riscos e oportunidades associados à gestão.
A Direção, juntamente com o Departamento de Gestão da Qualidade, planifica o seu Sistema de Gestão da Qualidade de modo a assegurar o cumprimento dos requisitos da norma NP EN ISO 9001, bem como o cumprimento dos objetivos propostos.