Cidadãos Activ@s - Capacitar o Futuro
Na sequência da candidatura ao concurso promovido em 2017 pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, a Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação
Bissaya Barreto, foi selecionada para gerir em Portugal o Active Citizens Fund, componente dos EEA Grants especificamente destinada a apoiar as Organizações Não Governamentais (ONG).
Foi assim criado o Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, com uma dotação de 11 milhões de euros, a ser implementado ao longo do período 2018-2024, e que se destina a apoiar a Sociedade Civil em Portugal.
O Programa visa fortalecer a Sociedade Civil, reforçar a cidadania ativa e empoderar os grupos vulneráveis, procurando apoiar projetos de intervenção social promovidos por Organizações não governamentais portuguesas. Apoia ainda iniciativas de cooperação com entidades dos três países financiadores, e com entidades dos restantes 14 países beneficiários dos EEA Grants.
O Projeto AFUA – Capacitar para o Futuro foi um dos vencedores do Programa Cidadãos Ativ@s com base no mérito da candidatura e tendo em conta as dotações predefinidas para o respetivo concurso. Através deste projeto de capacitação interna, a AFUA dará um contributo importante para, de forma continuada e através de uma estratégia sólida de comunicação, transformar perceções e comportamentos na sociedade, nas organizações, nas escolas e nas famílias. Além disso, terá os recursos internos essenciais para alavancar a sua imagem e potenciar os apoios indispensáveis.
O projeto é desenvolvido através de três eixos da estratégia:
- Construir uma outra visão do cidadão comum face à saúde mental, seus inúmeros efeitos, sua ampla dimensão e sua relevância (social, familiar, laboral);
- Valorizar o trabalho global da AFUA e excelência da sua intervenção social;
- Promover a VilAFUA como um projeto inovador na área da saúde mental assim possibilitando a angariação de apoios (e fundos).
Dada a experiência de mais de 20 anos da AFUA a trabalhar ativamente nesta área, este projeto de capacitação interna permitirá uma cada vez melhor comunicação assim contribuindo para:
- A alteração progressiva e qualitativa da perceção da realidade da situação da saúde mental;
- A redução da estigmatização existente das questões relacionadas com a saúde mental;
- A diminuição das enormes dificuldades que as pessoas com experiência em saúde mental vivenciam no seu dia-a-dia;
- Redução das barreiras que impedem a plena inserção no contexto social da comunidade e no âmbito familiar;
- O aumento das oportunidades no contexto laboral.
Objetivos globais:
Capacitar a AFUA nas áreas da gestão de marketing social, da comunicação, da angariação de fundos, para a consolidação da sua organização e aumentar a sua sustentabilidade futura.
Objetivos específicos:
- Concretizar a sua estratégia de sustentabilidade, de reforço da imagem e de crescimento;
- Desenvolver um plano de captação de apoios e fundos, que potencie o incremento e a diversidade de parcerias efetivas para viabilização de novos projetos;
- Desenvolver um plano de comunicação que permita o aumento da sua notoriedade, a melhoria da sua imagem e a valorização do seu trabalho;
- Valorizar e promover o projeto VilAfua sublinhando as dimensões da sua intervenção social e os impactos na comunidade.
A capacitação da AFUA em domínios chave será um elemento fulcral para o alcance do impacto desejado, quer na sua missão, quer para que os objetivos deste projeto perdurem no tempo. O desenvolvimento de novas competências irá possibilitar não só a experimentação de um modelo de comunicação para os principais grupos de públicos-alvo da AFUA como também criará ferramentas capazes de ser adaptadas e transformadas ao longo do tempo para que possa intervir junto de outros destinatários. Com os instrumentos previstos neste projeto será possível a AFUA potenciar a sua capacidade de valorizar o seu trabalho ao longo dos mais de 24 anos de história e, em simultâneo, alavancar o apoio indispensável para a concretização da VilAFUA. A continuidade do projeto será assegurada pois com competências internas consolidadas e com uma mais eficaz política de comunicação, as atividades de comunicação serão incontornáveis. A equipa interna da AFUA estará, também, capacitada para autonomamente continuar o seu trabalho com excelentes competências de gestão de marketing social, comunicação, angariação de apoios (e de fundos) de forma que seja capaz de reforçar a sua atuação e de mobilizar novas parcerias.